Uma carreta carregada com ácido clorídrico caiu em uma ribanceira na BR-116, em Manhuaçu, na Zona da Mata de Minas Gerais, na noite desta terça-feira (14). Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), parte da carga tóxica vazou e atingiu o solo. O motorista da carreta teria perdido o controle do veículo em uma curva. Ele sofreu ferimentos leves e foi socorrido para o pronto-socorro de Manhuaçu.

O veículo parou a cerca de dez metros do leito do Rio Manhuaçu, na altura do km 595. Equipes do Corpo de Bombeiros e da PRF trabalharam para conter o vazamento durante a noite. De acordo com a polícia, a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) foi comunicada para retirar a carga tóxica e avaliar se houve contaminação do solo e do rio.
Às 10h, a Feam informou que enviou um técnico ao local. O analista ambiental da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Ronildo Valente, esteve no trecho do acidente e informou ao G1que oito mil litros de ácido vazaram da carreta, que carregava um total de 26 mil litros. Segundo ele, o material não atingiu o curso d’água. Uma equipe da Feam fez o transbordo da carga que restou para outro caminhão. Os profissionais aguardam um veículo com tanque de inox para fazer a sucção do ácido que derramou no solo porque a carga é corrosiva.