2011 já acabou para a televisão brasileira. A partir de agora, os executivos das emissoras já olham para os detalhes da grade do ano que vem, estreias de novas temporadas do que funcionou em 2011 e ações que serão desenvolvidas em outras plataformas para atrair o telespectador. Os projetos são sigilosos e todos os envolvidos são orientados a guardar segredo e evitar a imprensa para que o concorrente não saiba o que está sendo preparado. E será assim até o lançamento das grades no ano que vem para que ninguém se arme para roubar telespectadores.
Na Globo, a ordem é para que todas as produções de programas pense em novidades para a temporada que começará em abril. As equipes do “Domingão do Faustão”, “TV Xuxa”, “Caldeirão do Huck”, “Mais Você” e “Altas Horas” já desenvolveram algumas ideias que podem ganhar o vídeo nos primeiros meses do ano que vem. Só falta a aprovação final do artístico. O SBT segue no mesmo caminho e muitas equipes já levaram aos superiores propostas para a grade de 2012. E quem teve acesso a esse material garante que formatos interessantes surgiram com fortes chances para emplacar.
Na Record, o entusiasmo com os Jogos Pan-Americanos passou e a atenção já está voltada para o futuro. “Legendários” e “Tudo é Possível” são as duas atrações que estão mais adiantadas nas novidades que poderão ser implantadas, mas as equipes de “O Melhor do Brasil” e “Programa do Gugu” não ficam muito longe, já que só esperam alguns sinais verdes das altas esferas. Na Band, a situação é um pouco diferente, já que a emissora está numa fase de transição no comando artístico e muitos projetos serão revistos. A Rede TV! pretende dar continuidade a projetos que foram pensados para 2011, mas não saíram do papel. O problema é a viabilidade financeira de muitos deles.
Por José Armando Vannucci / Parabólica JP