Silvio Santos fez o público saber em 2012 que o “arroz com feijão bem feito” ainda dá, sim, bom resultado. A prova disso foi ter conseguido fazer com que sua emissora, SBT, fechasse o ano de volta ao lugar que havia perdido há anos: a 2ª colocação no Ibope, mesmo que empatado.

De acordo com dados do Ibope, na média das 24h, ao menos na Grande São Paulo o canal da Anhanguera esteve empatado com a Record em 5 pontos. A diferença, no entanto, se fez durante as madrugadas: 3,4 pontos de média contra 2,2 pontos. Na faixa de horário, cada ponto equivale a 6 mil casas sintonizadas na missora.

Ainda, de acordo com o jornalista Ricardo Feltrin, as tardes da emissora deram um banho não só de audiência, mas de aprendizado. Enquanto a Record gastou altas cifras para fazer o “Programa da Tarde”, o canal popularesco não gastou quase nada na reprise das famosas novelas mexicanas. Das 12h às 18h, o resultado em 2012 foi de 5,6 contra 5,4 pontos. À frente, mesmo que por décimos.

No horário nobre, o “Programa do Ratinho” tomou uma linguagem diferente mantendo se popular, e a linha de shows reergueu as noites da emissora. No último mês do ano, dezembro, a vitória também foi por décimos: 7,1 contra 6,9 pontos da Record.