http://f.i.uol.com.br/f5/geral/images/11217456.jpeg

Às vésperas de participar da Natpe,uma das maiores feiras de TV do mundo, que acontece de 23 a 25 deste mês, em Miami, a Globo se mostra cautelosa com suas perspectivas de vendas internacionais em 2012. 
A informação é da coluna Outro Canal, assinada interinamente por Marco Aurélio Canônico e publicada na Folha desta segunda-feira (16). 
A íntegra da coluna está disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha.

"É um ano que vai exigir muito trabalho, não estamos vendo como um ano brilhante, por causa da crise mundial", diz Ricardo Scalamandré, diretor da Central Globo de Negócios Internacionais. 
"Portugal, que é um mercado extremamente importante, está um caos. A Espanha, onde apostamos muito, também está problemática. A Europa como um todo está complicada." 
A luz no fim do túnel, segundo ele, é a expansão do mercado asiático e, principalmente, do hispânico, aí incluído o de dentro dos EUA.

Para a Natpe, a Globo leva produtos que tiveram bons índices de audiência, como as novelas "Insensato Coração", "Araguaia" e "O Astro" e as séries "Mulher Invisível", "Tapas e Beijos", "Macho Man" e a terceira temporada de "Força-Tarefa". 
"Eu particularmente acredito muito em `O Astro', acho que tem uma trama boa, essa coisa meio mística, e é uma novela mais curta. 'Araguaia', que foi indicada ao Emmy, também é aposta", diz.

F5