Janaína Melo abraça o apresentador João Dória Jr. após ser anunciada vencedora de O Aprendiz, na final ao vivo em São Paulo (20/12/11)

A Record encerrou nesta terça-feira (20) a oitava temporada de "O Aprendiz". A atração, que foi comandada por João Dória Jr., contou com a contratação de Janaína de Melo. Ela desbancou Renata Tolentino e outros 14 participantes.


Contratação:

João Dória Jr. optou pela contratação de Janaína. Ela, que tem 28 anos, faturou R$ 1,5 milhão para empreender da forma que achar mais adequada. O seu bom desempenho nas provas, o inglês avançado - ponto fraco de Renata e que ficou evidenciado nesta última tarefa - contaram pontos para a sua vitória.

Audiência:

No quesito audiência, o desfecho da temporada atual não teve bons índices. Foram apenas 7 pontos de média, que embora tenham garantido a vice isolada à Record, representaram a pior final desde a estreia da atração, em 2004. Até então tal título pertencia à temporada 2010, que terminou com 8 pontos. Esses dados são prévios e baseados na preferência de um seleto gruopo de telespectadores da Grande São Paulo.

Continuidade:

João Dória Jr., Carla Pernambuco e Cláudio Forner 
Divulgação/Record


Ainda não se sabe se "O Aprendiz" ganhará mais uma temporada na Record. Embora sua renovação tivesse sido anunciada mesmo antes desta temporada ir ao ar, há fortes rumores de que o projeto seja finalizado devido aos baixos índices de audiência que alertaram para um esgotamento do formato.

Ao fim de todas as edições, tanto Roberto Justus, o antigo apresentador, como Dória, em 2010, anunciaram a realização de uma nova temporada para o ano seguinte. Neste ano tal anúncio não ocorreu, decepcionando aos fás.

Mico: 

A final de "O Aprendiz" foi marcada por um mico de João Dória Jr. Em um dado momento, ele anunciou que a vencedora ganharia um automóvel da marca Fiat, quando na verdade o modelo pertencia à Kia. Ele corrigiu a gafe imediatamente. A Fiat foi patrocinadora de várias temporadas de "O Aprendiz".

Mesmo após ter retificado o engano, Dória não foi poupado pelos internautas. Tanto a Fiat como a Kia chegaram aos Trending Topics do Twitter. Ainda houve quem questionasse o empresário, que demitiu Bruna Giardino, dentre outros motivos, por ter errado o nome da empresa para qual estava realizando a tarefa. 


Saia Justa:

Reprodução/Record


A final de "O Aprendiz" contou com um momento de saia justa. Logo após ser consagrada como campeã, Janaína foi premiada com um quadro de Romero Brito avaliado em US$ 50 mil.

Vale lembrar que em uma tarefa em que quase foi demitida, Janaína foi acusada de agir sem ética. 

No décimo primeiro episódio, os participantes tinham como missão agregar valor a produtos. Cada grupo partiu a tarefa com uma camisa autografada do craque Neymar. Em uma das trocas, Janaína e Suelen foram ao ateliê de Romero Brito e utilizaram como argumento de troca o fato de utilizarem a renda da comercialização da gravura para fins beneficentes, o que jamais ocorreu. 

Comemoração:

Encerrado o programa, os participantes de "O Aprendiz" participaram de uma festa no salão do Memorial da América Latina em São Paulo. Eles se reuniram com convidados especiais, como profissionais da Record e participantes das temporadas anteriores, como Natalia Nohra e Rodrigo Solano - ambos da edição de 2010.

Já nesta quarta-feira (21) haverá uma comemoração fechada aos aprendizes e aos produtores envolvidos nesta temporada. Eles se reunirão no Studio 768, restaurante da conselheira Carla Pernambuco localizado no bairro nobre de Higienópolis.


Natelinha