Os principais índices acionários norte-americanos fecharam com sinais opostos nesta sexta-feira (16), com o Dow Jones pressionado pela queda nas ações da IBM. Os investidores digeriram nesta sessão os alertas da agência de classificação de risco Fitch para os países da Zona do Euro. Do lado positivo, o mercado acompanhou a divulgação dos dados econômicos nos Estados Unidos, que vieram positivos. 
Vale lembrar que o mercado ainda refletiu o Quadruple Witching nos EUA, que compila o vencimento de contratos futuros sobre índices acionários, contratos futuros de ações, opções sobre índices e opções sobre ações.
O índice Nasdaq Composite, que concentra as ações de tecnologia, fechou em alta de 0,56% a 2.555 pontos. O S&P 500, que engloba as 500 principais empresas dos EUA, encerrou o pregão em leve valorização de 0,30% atingindo 1.219 pontos. Por outro lado, o Dow Jones, que mede o desempenho das 30 principais blue chips norte-americanas, apresentou queda de 0,05%, chegando a 11.863 pontos.
No Radar
A Fitch colocou na sua lista de vigilância negativa as notas soberanas de Bélgica, Espanha, Eslovênia, Itália, Irlanda e Chipre, indicando grande possibilidade de downgrade no curto prazo. Ademais, a agência revisou sua perspectiva para o rating de longo prazo da França de estável para negativa, apesar de manter a nota AAA do país.
Além disso, nos EUA foi revelado no país o CPI (Consumer Price Index), índice de preços ao consumidor, que ficou estável em novembro, frente às expectativas de inflação de 0,1%. Já Core CPI, que exclui os custos relativos à alimentação e energia, teve avanço de 0,2%.
Rebaixamento de ratings dos bancos
Na véspera, a agência de classificação de risco Fitch rebaixou o rating da dívida de seis grandes bancos dos EUA e Europa, além de promover um ajuste para baixo nas notas de viabilidade destas e de algumas outras grandes instituições financeiras. Entre os bancos que sofreram cortes da nota de crédito estão Bank of America Merrill Lynch (-1,14%), BNP Paribas (-0,64%) e Goldman Sachs (-1,96%). Enquanto isso, para Morgan Stanley (-0,20%) a agência manteve a avaliação.
Outros destaques corporativos
Já os papéis da Research In Motion (-11,17%) fecharam em queda, após a fabricante do BlackBerry revelar que o números de vendas e lucro foram menor do que as expectativas. Por sua vez, as ações da Adobe Systems (+6,58%) registraram alta refletindo a estimativa da companhia que as vendas do primeiro trimestre podem superar o esperado pelo mercado.
Confira o fechamento dos principais índices acionários norte-americanos:
% Var DiaPontos%Var 30D%Var Ano
 Nasdaq+0,562.555-3,19-3,68 
 S&P 500+0,301.219-1,41-3,04 
 Dow Jones-0,0511.863-0,36+2,46